Nesta semana, em que é comemorado o Dia Mundial da Água, celebrado em 22/03/2018, um ciclo de palestras gratuito está sendo promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio das áreas de Educação Ambiental e Unidades de Conservação, da Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental.

Palestras: “Água Limpa, Um Dever de Todos”, 19 a 22/03/2018

A primeira palestra foi realizada no Auditório da unidade de Desenvolvimento Rural, na Rodovia SC 418, com um grupo de 25 pessoas, entre produtores rurais, lideranças comunitárias e de grupos de idosos, da região de Pirabeiraba, na manhã desta segunda-feira (19/03/2018).

Com o tema “Água limpa, um dever de todos”, o objetivo é sensibilizar a comunidade da região da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca sobre a responsabilidade compartilhada em prol da conservação dos recursos hídricos.

A engenheira sanitarista da Sama, Cristina Henning da Costa, explicou sobre o ciclo da água e como a poluição afeta este recurso natural finito no planeta. Com a ajuda de participantes, a pedagoga da Sama Marcela Cruz da Silva, fez uma demonstração da situação da água que recebe esgoto sem tratamento, resíduos tóxicos e lixo.

Além de ficar imprópria para o consumo, surgem diversos outros impactos: desiquilíbrio da fauna, alteração da temperatura local, perda da qualidade da água subterrânea.

A APA possui grande importância para a preservação dos principais mananciais que abastecem o município de Joinville. As palestras enfatizam a importância da preservação das nascentes, da conservação e recuperação da mata ciliar, e da necessidade de instalação de sistemas de tratamento de esgoto sanitário nas residências e estabelecimentos comerciais.

No total, serão promovidos quatro encontros, para os moradores e agricultores da região do Cubatão e Piraí.