O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, foi comemorado no dia 2 de Abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. E, isto foi desenvolvido pela FGG – Fundação Guilherme Guimbala e a ACE – Associação Catarinense de Ensino. A gestora do Curso de Pedagogia da ACE, Roselaine Pietra, destacou que a semana foi dedicada ao tema, reunindo acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia, Direito, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ela destaca que é de extrema importância a conscientização sobre o autismo nas mais diversas áreas. Para se ter ideia, ela revela que no mundo existem 70 milhões de pessoas autistas, sendo que no Brasil são 2 milhões e, em Joinville aproximadamente mil pessoas.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. Os sintomas do autismo são: Fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Referência nacional

A AMA – Associação de Amigos do Autista de Joinville, é uma entidade de caráter beneficente, sem fins lucrativos, com serviços na área de Assistência Social, Saúde e Educação. É referência no Brasil. Pioneira em Santa Catarina, iniciou seus trabalhos em Joinville em 24 de maio de 1988, criada e organizada por pais, com a proposta de trabalhar com pessoas com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento de Espectro Autista. Obteve auxílio de órgãos governamentais e não governamentais, tornando possível a realização de atendimento especializado.

Única

É a única instituição especializada no atendimento aos autistas em Joinville, prestando serviço de diagnóstico para pessoas de cidades da região. Possui uma história de muito investimento de energia, esperanças e realizações. Sempre contando com parcerias imprescindíveis, oferecendo serviços de referência a pessoas com autismo e suas famílias.