Idosos, pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade social podem encaminhar a emissão de Carteira de Identidade (RG) diretamente no Centro de Atendimento Público ao Trabalhador (Cepat). O serviço é possível por meio do convênio assinado entre a Secretaria de Assistência Social e o Instituto Geral de Perícias (IGP).

O atendimento a esse público é presencial e foi iniciado este ano na sede do Cepat, à rua Abdon Batista, 324, próximo ao Mercado Municipal, e na Subprefeitura de Pirabeiraba. Nos primeiros cinco meses de 2018 foram emitidas 970 Carteiras de Identidade.

Idosos e pessoas com deficiência devem se dirigir diretamente ao Cepat, já as pessoas em vulnerabilidade social devem se dirigir a uma unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que fará o encaminhamento. Em média, as Carteiras de Identidade são entregues em 15 dias.

Documentos

– Certidão de nascimento original para solteiros;

– Certidão de casamento original para casados. Se for viúvo, separado, desquitado ou divorciado deverá constar averbação na certidão;

– Duas fotos 3×4 recentes, sem data, sem óculos, sem sorriso, com fundo branco (não tirar foto com roupa branca ou clara);

– Carteira de identidade antiga se tiver ou o BO (Boletim de Ocorrência emitido pela Polícia Civil);

– Menores de 16 anos somente acompanhados pelos pais, munidos de identidade original ou responsável com termo de guarda original;

– CPF se tiver;

– Comprovante de residência atual (água, luz, telefone);

– 1ª Via da carteira de identidade: Gratuita;

– 2ª Via da carteira de identidade, Guia Dare de R$ 35,91.

Identidade para público em geral

Para a população em geral, o agendamento é feito pelo site http://agendamento.igp.sc.gov.br e o atendimento é realizado no IGP – rua Prefeito Helmuth Falgatter, 215 – Boa Vista, Joinville/SC – 47 3419-8323

Carteiras de Trabalho

Desde 2015, por convênio com o Ministério do Trabalho, Cepat faz a confecção de Carteira de Trabalho, numa média de 700 documentos por mês. O atendimento é no horário das 8 às 13 horas. Os interessados devem levam os originais da Carteira de Identidade, Nascamento ou Casamento, comprovante de residência e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A Carteira de Trabalho pode ser solicitada por qualquer pessoa a partir dos 14 anos de idade. A contratação dos menores que se enquadrarem na faixa etária entre os 14 e 16 anos é da responsabilidade do empregador, na condição de menor aprendiz.

Informações

Interessados podem entrar em contato com o Cepat, localizado na rua Abdon Batista, 342 (próximo ao Mercado Municipal) ou pelo telefone (47) 3467-0978.