A Companhia Águas de Joinville avança com as obras de saneamento básico no bairro Floresta. A equipe responsável pela obra iniciou a última etapa de implantação da rede de esgoto, na rua Ely Soares. Em agosto, começa construção da estação elevatória na Praça Tiradentes, equipamento responsável por impulsionar o esgoto até a estação de tratamento no bairro Paranaguamirim. O investimento total é de R$ 4,8 milhões. Num primeiro momento, 8 mil pessoas serão beneficiadas.

Durante as obras, surgiram questionamentos de moradores da região da Praça Tiradentes sobre o funcionamento da estação elevatória de esgoto. A Companhia Águas de Joinville responde esses principais questionamentos abaixo. Uma faixa foi colocada pelos moradores pedindo que a obra não seguisse adiante, mas a Prefeitura de Joinville esclarece a situação.

O que é uma estação elevatória?

É um sistema de bombeamento que vai impulsionar o esgoto até a estação de tratamento. Ou seja, a estação faz parte da rede que recebe o esgoto das casas do bairro Floresta e leva até a ETE Jarivatuba, no Paranaguamirim, onde é tratado.

 

A estação elevatória provoca mau odor?

Não. A maior parte do equipamento fica embaixo da superfície, totalmente vedada. Existem outras 107 elevatórias espalhadas pela cidade. Elas não trazem transtornos para a população.

 

Por que a Companhia escolheu a Praça Tiradentes para instalar a elevatória?

Por questões técnicas. Como o esgoto se move pela rede por gravidade, a elevatória precisa ser instalada em uma região baixa, como da Praça Tiradentes. Áreas públicas são escolhidas para não inviabilizar o projeto financeiramente.

 

Em dias de chuva, a região da Praça Tiradentes alaga. Isso pode comprometer o funcionamento da estação?

Não. É normal a elevatórias ficarem em área de alagamento, justamente por serem projetadas para regiões baixar. Como é inteiramente vedada, a água não será problema.

 

A população continuará utilizando a Praça normalmente?

Sim. A maior parte da elevatória ficará enterrada. Apenas um painel de dois metros de altura ficará exposto. Nenhuma atividade ou evento que hoje acontece na Praça ficará comprometido.