Vai mudar mesmo. Depois de muita polêmica e discordância entre Prefeitura e Moradores, a mudança no trânsito na Rua Ottokar com Marquês de Olinda começará dia 21. Algo que está mexendo com a opinião pública, pois vai mudar a vida dos moradores da Rua Marajó. A principal alteração é o desvio do trânsito da rua Ottokar Doerfell, no sentido da BR 101, pela rua Marajó, ao lado do Cemitério Municipal. Essa via passará a contar com duas pistas em mão única. Já os veículos que entram em Joinville vindos da BR-101 em direção ao centro seguirão normalmente pela rua Ottokar Doerfell. Os que irão acessar a rua Marquês de Olinda farão conversão à esquerda na rua Marajó.

Justamente isto é que revolta os moradores, bem como, uma boa parcela da opinião pública que entende que tal mudança de nada adiantará, ou mais, tende a piorar ainda mais o trânsito caótico de Joinville.

Tânia de Oliveira mora há 63 anos na sua casa nesta rua. Ela está inconformada e alega que a decisão já veio imposta pela Prefeitura de Joinville, apesar de uma reunião marcada apenas através de um comunicado deixado na sua caixa postal. “Nossa vida vai mudar totalmente para algo que não vai dar certo. Isto é óbvio e não consigo entender de onde a Prefeitura encontra tais soluções. Olhe a dimensão da rua que é de 7 metros. Não há espaço para dois carros de grande porte. Ciclovia nem pensar. Está tudo errado”, desabafou.

Ela destaca que outras ruas próximas como a própria Marque de Olinda e a Gothard Kaesemodel irão receber um enorme fluxo. Tal ideia é compartilhada por outras opiniões, mas a Prefeitura está inflexível. Um morador que optou em não se identificar garantiu que não faltarão mortes na rua, e que daí quer saber quem vai responder por esse verdadeiro “crime”.

Prefeitura mantém posição

O Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) confirmou para as primeiras horas do próximo dia 21 de julho, um sábado, a implantação do novo sistema viário no cruzamento entre as ruas Ottokar Doerfell e Marquês de Olinda, no bairro Atiradores.

Concebida pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), a mudança visa a dar maior fluidez no trânsito e diminuir os engarrafamentos, principalmente nos horários da manhã, ao meio dia e final da tarde.

Os estudos da Sepud apontaram vários pontos de conflito naquela passagem, principalmente em razão das conversões à esquerda que geram conflitos e colocam em risco os motoristas. Com o novo sistema é estimada uma economia de até meia hora no tempo médio das viagens em horários de maior fluxo.

A principal alteração é o desvio do trânsito da rua Ottokar Doerfell, no sentido da BR 101, pela rua Marajó, ao lado do Cemitério Municipal. Essa via passará a contar com duas pistas em mão única. Já os veículos que entram em Joinville vindos da BR-101 em direção ao centro seguirão normalmente pela rua Ottokar Doerfell. Os que irão acessar a rua Marquês de Olinda farão conversão à esquerda na rua Marajó.

Sinalização

Inicialmente, a mudança seria implantada no dia 1º de junho, mas foi adiada pela necessidade de realização de correção na pavimentação asfáltica em trecho de 160 metros da rua Ottokar Doerfell.

A etapa final será a implantação da sinalização horizontal e vertical com pintura, tachões e placas. Haverá também faixas de orientação dos motoristas no dia da implantação e alguns dias após os motoristas serão orientados por agentes de trânsito.